Na confecção do Robô de Sumô, a equipe utilizou como fonte de alimentação, necessária para ativação,
dispositivos como motores, sensores, entre outros. A bateria NANO-TECH 1.3, com duas células (7.4 v), 1300mAh e 25-50 c (descarga rápida).
Fonte de alimentação |
Para alguns componentes da placa, como o micro controlador, funciona com uma tensão de 5V, por isso é necessário um regulador de tensão que inverta os 7,4V da placa para 5V.O dispositivo utilizado para esse fim, foi o X5 UBEC, que pode converter uma tensão de 6 à 23V para 5V.
Regulador de tensão |
Placa de MicrocontroladorA placa utilizada no protótipo foi o Arduíno Uno com seu micro controlador baseado no ATmega 328, podendo ser programado em linguagem C/C++. A placa tem como tensão operacional 5V, tensão de entrada 6V-20V, porém recomenda-se 7V-12V (para não correr o risco de queimar o micro controlador ou ter potência insuficiente). Possui 14 pinos de entrada/saída digital dos quais 6 podem ser saídas PWM, 6 pinos de entrada analógica (corrente CC por pino E/S, 40mA e para o pino 3,3V e 50 mA), conexão USB, cristal oscilador de 16MHz, uma entada de alientação, uma conexão ICSP e um botão de reset.
Ponte H Como citado anteriormente, os servo motores foram modificados para girar em DC (corrente contínua), sendo assim é necessário usar um componente que inverta a polaridade, fazendo os motores girarem para os dois sentidos. Para realizar isso, utilizamos uma ponte H que controla até dois motores de DC, com tensão de alimentação +5V até +35V, corrente máxima por canal 2ª.
Nenhum comentário:
Postar um comentário