segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Introdução e conceitos do projeto.


A Robótica vem crescendo em diversas áreas da ciência, porém a mesma ainda é usada
apenas para fins de automação do processo industrial, processos de agricultura, oceanografia, medicina, entre outros, mas ainda dentro de um processo empresarial. 
Segundo Bill Gates (2007, apud Projeto Eletrônico para construção de Robô Autônomo de Sumo), na década de 70 os computadores só eram utilizados para fins empresariais, mas que com o tempo foram se popularizando e tornando um instrumento indispensável na vida de um ser humano. Ele afirmava que o mesmo aconteceria com os robôs, mas que atualmente ainda enfrenta situações semelhantes à década de 70, apesar de haver alguns robôs sendo criados para outros fins, como lazer e afazeres domésticos.
Foi pensando nesse desenvolvimento ainda em construção, que o projeto foi escolhido e desenvolvido, tentando aproximar a realidade das pessoas com mecanismos eletromecânicos, podendo ser utilizado pra lazer infantil e adulto, como em combates, por exemplo. O sumô de robôs consiste numa modalidade de competição mundial de luta entre robôs autônomos, cujo objetivo de um dos robôs é localizar o oponente e retirá-lo da arena.
O local da luta tem formato circular, sendo sua superfície emborrachada na cor preta com 77 cm de diâmetro e borda branca com 2,5 cm. Os robôs competidores são de no máximo 0,5 kg, 10 cm de largura e 10 cm de comprimento.

Para desenvolver um robô autônomo, precisa-se de pesquisas sobre mecânica e materiais que vão dar ao robô movimento necessário para derrubar o outro competidor. Os fins pretendidos com esta pesquisa é estudar na prática, assuntos abordados no primeiro e segundo semestre dos cursos de engenharia, levando os alunos a terem responsabilidade e ação empreendedora. Numa situação real, a utilidade prática deste protótipo é permitir o combate direto entre os robôs, comparando a eficiência dos projetos, apresentando para tutores e outros alunos, a capacidade de desenvolver engenharia, desde o início do curso.

Nenhum comentário: